A Terapia da Fala consiste na prevenção, avaliação, tratamento e estudo científico da comunicação humana e problemas relacionados

Neste contexto, a comunicação humana engloba todos os processos associados à compreensão e produção da linguagem oral e escrita, assim como formas de comunicação não-verbal.

Engloba ainda a prevenção, avaliação e tratamento da deglutição e suas perturbações.

“Na SOS Medical consideramos a Terapia da Fala essencial no conjunto dos serviços que prestamos”

Permitir que o doente que estamos a tratar continue a comunicar é extremamente importante para o podermos compreender (bem como a família e amigos) e assim correspondermos às suas necessidades

As funções de um Terapeuta da Fala são:

Prevenção – Actua com o objectivo de prevenir que as perturbações da comunicação ocorram ou se agravem por via de: ensino, informação, rastreio ou qualquer outra acção apropriada para os utentes e o seu contexto.

Avaliação e Diagnóstico – O TF avalia determinando-se áreas fortes e fracas e áreas prioritárias e secundárias de intervenção, estabelece também um diagnóstico terapêutico.

Intervenção – Podendo actuar numa intervenção directa como indirecta, bem como na orientação e aconselhamento dos utentes.

Áreas de Intervenção

Perturbações da Fala (Disartria, Perturbação articulatória, Disfonias e Laringectomias, Gaguez)

Perturbações da Interacção e Comunicação (em indivíduos com necessidade de um meio alternativo e/ou aumentativo de comunicação, intervenção precoce)

Perturbações da Leitura e Escrita (Dislexia, Disortrografia)

Alterações da Motricidade e Sensibilidade oro-facial (doenças degenerativas, tratamentos pós-traumáticos e pós-cirúrgicos)

Perturbações de Linguagem (Atraso de desenvolvimento da linguagem, Perturbações especificas da linguagem, Afasia)

Perturbações da Alimentação (Disfagias, Distúrbios da deglutição)